O EXÉRCITO DE QIN SHI HUANG

IMG_4989

À noite, ao apagar a luz, conto esta pequena história ao Duarte que me pede para repetir vezes sem fim. O imperador da China, quando ficou muito velho e chegou a hora de morrer quis que o seu império se mantivesse pela eternidade e conquistasse todo o mundo. Com esta ideia em mente, mandou construir mais de mil soldados em barro para serem colocados consigo debaixo da terra quando morresse. E mais de mil soldados foram construídos, todos diferentes uns dos outros, como também os cavalos e as carruagens.

É um exército completo, em que cada soldado tem um rosto único, individual. E é este pormenor que perturba. Não estamos perante um exército de estátuas clonadas, estamos perante indivíduos, cada um com a sua expressão, a sua identidade, a sua assinatura. E é este gigantesco pormenor que faz com que os Guerreiros de Terracota estejam vivos e transcendam a sua condição de barro. Afinando a sensibilidade ouvimo-los a respirar das profundezas da história.

E o sonho do rei de conquistar o mundo foi cumprido. Dois mil anos depois, o exército levantou-se da poeira do tempo e tem o mundo aos seus pés.

É difícil dormir com esta história.

 

Esta entrada foi publicada em China. ligação permanente.

2 respostas a O EXÉRCITO DE QIN SHI HUANG

  1. luismlnog1952 diz:

    Obrigado, Hugo, por partilhares connosco a pequena mas linda historia que o Duarte pede para contares vezes sem conta. Continuação de boa viagem.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s